17. "Tenho muito medo de sofrer dor na cirurgia e no pós operatório"
Motivos subjacentes:
Ansiedade relacionada a procedimentos médicos:Medo natural de intervenções, especialmente envolvendo os olhos.
Experiências negativas anteriores:Traumas prévios com procedimentos médicos ou relatos de terceiros.
Falta de informação sobre o procedimento moderno: Desconhecimento sobre os avanços em anestesia e técnicas cirúrgicas minimamente invasivas.
Preocupação com o período de recuperação: Medo de dependência temporária ou limitações durante a recuperação.
Catastrofização: Tendência a imaginar os piores cenários possíveis relacionados à cirurgia.
Técnicas para contornar:
Validar o sentimento: "Seu medo é completamente compreensível. Muitas pessoas compartilham essa preocupação, especialmente quando se trata dos olhos."
Explicar o processo anestésico: "A cirurgia é realizada com anestesia tópica – gotas que adormecem completamente a superfície do olho – e sedação leve que deixa você relaxado. A grande maioria dos pacientes relata não sentir absolutamente nenhuma dor durante o procedimento."
Desmistificar o pós-operatório: "No pósoperatório, o que a maioria dos pacientes sente é um leve desconforto, como a sensação de um cisco no olho, que é facilmente controlado com os colírios prescritos."
Compartilhar experiências reais: "Tenho acompanhado centenas de pacientes neste procedimento, e a reação mais comum que ouço após a cirurgia é: 'Foi muito mais tranquilo do que eu imaginava!'"
Explicar a tecnologia moderna: "As técnicas cirúrgicas atuais são minimamente invasivas, com incisões microscópicas que cicatrizam rapidamente e causam mínimo desconforto. É muito diferente do que era há algumas décadas."
Oferecer suporte emocional: "Nossa equipe está preparada para oferecer todo o suporte necessário antes, durante e após o procedimento. Podemos inclusive conversar sobre técnicas de relaxamento que ajudam a reduzir a ansiedade no dia da cirurgia."